Tratamentos

Abhyanga

É a massagem ayurvédica mais conhecida. Utilizam-se óleos medicados com ervas para diferentes propósitos, sejam de nutrição, circulação, desintoxicação. Todo corpo é estimulado com o toque e diferentes manobras são executadas para que o corpo receba a melhor influência das propriedades medicinais das ervas. Promove uma melhora na circulação, na eliminação de toxinas, um relaxamento profundo, elimina a tensão, a dor e previne o envelhecimento precoce.

Shiro dhara

Um fluxo de óleo contínuo escorrendo sobre a testa permite que haja um estímulo na glândula pineal levando o indivíduo a um estado único de meditação profunda. Uma massagem suave na cabeça, nas mãos e nos pés precede o procedimento. O shirodhara é um dos melhores tratamentos para problemas mentais, dificuladade de concentração, estresse, insônia, sindrome do pânico dentre vários outros. Óleos medicados com ervas específicas auxiliam a pontencializar o tratamento.

 

Shiro Pichu

Todos os procedimentos realizados na cabeça promovem uma grande influência em todo corpo pois a sede do sistema nervoso está na cabeça. O ayurveda recomenda o tratamento de procedimentos na cabeça para equilibrar todos os 3 doshas.

Consiste em uma aplicação de óleo no topo da cabeça permitindo também uma experiência meditativa e muito relaxante.

 

Garshana

Massagem com uma camada de óleo e utiliza-se um pó de ervas para esfoliar a pele, estimulando a circulação sanguînea e o metabolismo das gorduras. Geralmente utiliza-se as ervas aromáticas: alecrim, manjericão, hortelã e sal de rocha do himalaias ou sal grosso em pó.

 

Nutrição ayurvédica, rotina diária e anual

São baseados nos princípios em desequilíbrio (vrikriti) e na constituição natal (prakriti) de cada indivíduo para que a fisiologia volte a funcionar em seu estado mais perfeito.

 

 

Depoimentos

 

 

A ayurveda me ajudou a organizar bem minha rotina de vida, de modo a respeitar as características do meu organismo...

... Trata-se de um conjunto de atitudes simples que reforçam a saúde e com isso evitam doenças. Isso tudo aliado à Meditação Transcendental torna-se ainda mais potente, proporcionando bem estar físico e emocional duradouros.

 

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta

Administradora de Empresas

Doutoranda COPPE/UFRJ

Ramom Bispo

Estatistico

 

Encontrei a Ayurveda em um momento já de mudanças em minha vida. E se eu já achava que eram suficientes, o Mario mostrou que havia ainda mais a ser notado! Toda minha rotina e minha alimentação mudaram. Aprendi vários conceitos, que parecem tão básicos, mas que ignoramos e, com isso, fazemos o corpo e a mente sofrerem. Graças a esses conhecimentos milenares, comecei a tomar consciência de como trato meu corpo e minha comida. Espero continuar aprendendo nesse caminho!
 

Nasya

Essa terapia é também excelente para tratar de problemas do ombros e cabeça. Tais como dores de cabeça e enxaquecas crônicas, sinusite, congestão nasal, vícios em remédios corticóides, problemas respiratórios, insônia, problemas de memória e falta de concentração. Consite em uma shiro abhyanga (massagem na cabeça) mais uma aplicação de óloe medicado pelas narinas.

 

  • Wix Facebook page
Terapia Panchakarma

Um dos processos mais eficazes tanto para a prevenção de doenças como para o tratamento é a terapia panchakarma (TPK)

A TPK promove um limpeza profunda nos tecidos e canais do corpo trazendo harmonia e equilíbrio aos três humores biológicos (vata,pita,kapha) e mentais (satva,rajas,tamas), sendo considerado pelo ayurveda de extrema importante para a manutenção de um estado duradouro de saúde.

Tal processo inclui três etapas fundamentais:

1º) Purva Karma (preparação) – Inclui:

- o ama pachana (digestão de ama – biotoxinas): feito através de uma dieta específica e apropriada e do uso de ervas específicas para estimular o suco digestivo (dipana) e digestão desse material tóxico estocado pelo corpo (pachana);

- o snehana (oleação interna e externa) através da ingestão de óleos medicados e aplicação externa (massagens com uso de óleos específicos)

- o swedana (sudação – produção de calor)

A teoria por de trás de tal procedimento é mobilizar as toxinas para serem eliminadas através do sistema digestivo. O processo de oleação interna e externa tem o propósito de descolar as toxinas mobilizando-as para a eliminação.

Durante essa etapa é fundamental tratar do agni (fogo digestivo) para que o mesmo possa ser capaz de digerir altas doses de óleo sem gerar sobrecarga ao organismo.  Para isso o uso de água morna, chás digestivos, alimentos cozidos e de fácil digestão são indicados.

Uma vez que todas as células do corpo estão saturadas de óleo (percebido através da lubrificação da pele, dos cabelos, fezes mais amolecidas e uma total aversão a ingestão do óleo) então a seguinte etapa, ou ato operatório é realizado.

2º) Pradhana Karma (procedimentos de desintoxicação que inclui):

- vamana (vômito terapêutico),

- virechana (purgação hepática),

- basti (enemas medicados com óleos e ervas),

- nasya (purificação da cabeça)

- rakta mokshana (pulsão venosa)

Cada um desses procedimentos tem uma orientação específica para cada caso individual.

De modo geral vamana e nasya são mais indicados para problemas de origem kapha (devido ao excesso de muco), virechana para problemas pita e kapha (devido ao excesso de acidez) e o basti para tratar de vata(devido ao excesso de ar).

Ex dos doshas agravados:

kapha agravado pode gerar: obesidade, má digestão, sonolência, sensação de peso, resfriados e muco...

Pita agravado pode gerar: acidez, queimação, azia, enxaqueca, esteatose hepática, pedras na vesícula, diarreia, problemas de pela e sangue, deficiência de ferro...

Vata agravado pode gerar: gases, inchaço abdominal, dores, ansiedade, constipação, insônia, medo...

3º) Uttarakarma – (pós operatório)

- sansarjana krama (adaptação progressiva da dieta e estilo de vida)

Permite que todo corpo se adapte de forma progressiva as mudanças sem que nenhuma sobrecarga para o sistema digestivo aconteça reestabelecendo a condição normal do poder digestivo e metabólico.

- Dhumapa (fumaça medicada)

Inalação de pós de ervas medicinais que tem um efeito de abrir os canais da mente e auxiliar na digestão de muco do estômago e da cabeça.

- Brimhana (tonificação)

Nutrir o corpo com alimentos e ervas tonificantes de todos os tecidos promovendo assim maior vitalidade e imunidade na esfera física e mais equilíbrio e harmonia na esfera mental. Fatores fundamentais para qualquer indivíduo que deseja desfrutar de uma vida feliz e realizadora.

 

 

 

 

  • b-facebook
  • b-tbird
  • b-googleplus

© 2023 by Alternative Medicine