top of page

Menopausa tranquila com Ayurveda



A menopausa é uma experiência única para cada mulher. Ela significa o término dos períodos mensais menstruais e da ovulação. Isso também gera outros sinais de mudança no corpo e na mente, provocada em parte por conta da diminuição da produção dos hormônios estrogênio e progesterona (dentre outros).

Menopausa não é uma doença. É um processo natural na vida da mulher. Como a mulher enxerga esse período de sua vida pode ter muita relação de como frequentes e severos são os seus sintomas. Se a menopausa é vista como o fim da juventude e da sexualidade, esse momento será mais difícil, e se for visto como uma próxima e natural fase da vida, será um tempo de maior liberdade e liberação das restrições da juventude.

Embora a menopausa seja um dos marcos físicos na vida da mulher, muitas mulheres não tem informações concretas sobre oque está acontecendo e quais são suas opções. Com uma dieta apropriada, suplementos nutricionais, exercícios e mudança no estilo de vida, muitos dos efeitos desagradáveis da menopausa podem ser minimizados, em grande medida, e com esse conhecimento e preparação você pode avançar com graça para abraça-lo.


Sintomas da menopausa e o ayurveda:

O Ayurveda relaciona a menopausa com o envelhecimento. Envelhecimento é um estágio predominantemente vata da vida. Assim os sintomas da menopausa experimentados por algumas mulheres são similares aos sintomas vistos quando o dosha vata aumenta e desregula o equilíbrio normal do corpo. Sintomas de menopausa do tipo vata tendem a incluir a depressão, ansiedade e insônia. A menopausa pode também se manifestar como um crescimento dos outros dois humores (doshas). Mulheres do tipo pita tem sintomas de raiva e sofrem ondas de calores. Os sintomas do tipo kapha incluem indiferença, ganho de peso e sensação de peso mental e físico.


Tratamento ayurvédico para a menopausa:

O tipo de tratamento depende do dosha e quais os sintomas da menopausa estão se manifestando.

É importante notar que problemas de saúde na menopausa representam desequilíbrios no corpo que estão crescendo no corpo e estão sendo desmascarados pelo estresse da mudança de hormônios. Os sintomas da menopausa são um despertar da natureza chamando você para dar mais atenção a sua saúde. Tomando medidas apropriadas em direção ao equilíbrio dos doshas agravados, prestar atenção a dieta e no estilo de vida agora são fundamentais para assegurar que você possa envelhecer com segurança sem o fardo dos problemas crônicos de saúde.


Menopausa tipo vata:

Sintomas – Nervosismo, ansiedade, pânico, mudança de humor, secura vagina, perda de tônus da pele, sensação de frio, menstruações irregulares, insônia, moderados ou variáveis ondas de calor, constipação, palpitações, inchaços e articulações doloridas.

Tratamento:

Dieta – Aumentar o consumo de comida e bebida morna, e fazer refeições regulares.

Uso de temperos como erva doce e cominho.

Diminuir o consumo de cafeína e outros estimulantes, açúcar refinado, bebidas geladas e saladas (pois agravam vata).

Estilo de vida – dormir cedo, massagem com óleo de amêndoa e azeite, meditação, yoga. Exercícios regulares como caminhada.

Ervas anti-vata: ashwaganda, arjuna. Astragalus, cardamomo, raiz de confrei, alho, ginsenge, guggulu, hawthorn berries, alcaçuz, mirra, rehmannia, sândalo e zizphus.


Menopausa tio pita:

Sintomas – Propensão ao temperamento quente, raiva, irritabilidade, sensação de calor, hot-flashes (ondas de calor), suor noturno, menstruação pesada, excesso de sangramento, infecções urinárias, erupções cutâneas e acne.

Tratamento:

Dieta – Aumentar o consumo de comida refrescante, consumo de água, sucos de frutas doces (uva, pera, ameixa, manga, melão, maça) abobrinha, abóbora, pepino, comida orgânica. Usar condimentos como canela, cardamomo e erva doce. Evitar comida muito picante, quente, álcool. Não comer tarde da noite.

Estilo de vida – Ir pra cama antes das 22h, massagem com óleo de coco. Meditação e outras técnicas para reduzir raiva, ódio, e ressentimento. Exercício e exposição ao sol moderados.

Ervas anti pita: aloe vera, arjuna, berberis, Golden seal, gotu kola, açafrão, sândalo e shatavari.


Menopausa tipo kapha:

Sintomas – ganho de peso, lentidão, letargia, retenção de líquidos, preguiça, depressão, falta de motivação, digestão lenta.

Tratamento:

Dieta – Preferência a uma dieta leve, comidas secas e aquecidas. Consumir frutas, grãos integrais, legumes, vegetais. Usar temperos como pimenta preta, cúrcuma e gengibre. Evitar, carne, queijo, açúcar, comida e bebida fria. Um jejum semanal é de grande ajuda. Comer até ás 18h.

Estilo de vida – levantar cedo (6h). Os óleos de mostarda e linhaça são recomendados para massagem.

Ervas anti kapha: Bayberry, pimenta caiena, canela, gugulu, motherwort, mostarda e mirra.


Fatores chave para ter uma menopausa tranquila

A transição para uma menopausa suave e ótima saúde nos anos seguintes podem ser atingidos com a ajuda de:


Doshas Balanceados: equilibrar os doshas de acordo com os sintomas e seguir as orientações acima para tal fim.


Dieta Balanceada: A dieta desempenha um papel fundamental na regulação dos hormônios durante e após a menopausa. Já se sabe que as mulheres japonesas raramente experimentam hot flashes (ondas de calor), provavelmente porque a dieta contém muito quantidade de soja, alimento rico em estrogênio chamado de isoflavona. Entretanto, soja não é a única fonte de estrogênio. Outra fonte igualmente saudável de fitoestrogênios são os lignans, components encontrados em uma variedade de comida integral incluindo grãos e cereais, feijões e lentilhas, linhaça, semente de girassol e amendoim, vegetais como aspargos, batata doce, cenoura, alho e brócolis e frutas como peras, ameixas, morangos. Ervas comuns como o orégano, noz moscada, cúrcuma, e alcaçuz também tem propriedades estrogênicas. Procure uma dieta variada e rica em frutas, vegetais, grãos integrais e feijões. É uma rica fonte de fitoestrogênios. Variedade e moderação são importantes porque muito estrogênio não é saudável após a menopausa, muito estrogênio pode ser também perigoso.


Apana vayu,    subdosha de vata que governa o trato genito-urinário, eliminação e menstruação, é uma área fundamental para se observar na preparação da menopausa. Tome uma boa quantidade de água morna durante o dia. Coma uma boa quantia de folhas verdes cozidas, pois isso auxilia a eliminação e é uma excelente fonte de cálcio. Para desequilíbrios de pita e vata, um café da manhã com maças cozidas, ameixas e figos é uma boa maneira de começar o dia, pois isso pacifica os doshas e limpa o trato digestivo.


Panchakarma – Sintomas mais sérios, como os frequentes calores intensos (hot flashes), distúrbios contínuos de sono, mudanças de humor moderado a severo, são sinais de desequilíbrios mais profundos. O ayurveda descreve que sintomas persistentes se dão devido a toxinas, descrito como ama, nos tecidos do corpo. Nesse caso, o método tradicional de desintoxicação “panchakarma” , pode ser necessário para limpar os canais e dar alívio. Essa abordagem de limpeza interna é também o tratamento de escolha para problemas mais graves, como a osteoporose.


Fatores importantes para uma menopausa tranquila:

Ashok (Saraca indica)

Cominho

Shatavari (Asparagus racemosus)

Casca da romã

Chandaprabha Vati (comprimidos)

Dieta adequada

Yoga

Meditação


Referência:

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page