Na consulta eu saberei qual é o meu Dosha?

Mais importante que identificar o Dosha (prakriti - constituição individual) é identificar os desequilíbrios (ou vikriti) e tratar deles, especialmente se eles estão gerando problemas de saúde de forma contínua. Uma vez identificados os fatores causais dos problemas, retiramos a causa e tratamos com dieta, ervas, estilo de vida, procedimentos, de forma individualizada, pois cada um tem suas questões a serem consideradas.

Uma vez que esses problemas deixarem de existir, então, naturalmente o Dosha (natureza individual) irá prevalecer e então as medidas específicas para tratar dessa individualidade serão adotadas.

O Ayurveda é uma religião ou uma filosofia?

Não. O ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo, seus principais textos que permaneceram intactos até hoje tem até 2 mil anos ou mais, e hoje em dia diversos bancos de dados (facilmente encontrados na internet, como o ncib) demonstram diversos estudos científicos feitos com diversas terapias que compõe todo o sistema de saúde.

É curioso notar que Susruta, quem compilou o Susruta Samhita, descreve diversos processos cirúrgicos já realizados naquela época, e não é a toa que o conselho de medicina cirúrgica americana homenageou esse sábio por ser o primeiro cirurgião (com registro) de nossa era. 

O que eu preciso saber para fazer uma consulta?

Nada, na verdade todas as informações para o seu tratamento serão disponibilizadas e todas as dúvidas podem ser respondidas, seja por email, whats up, etc...

Um tratamento ayurvédico demora muito tempo:

Em média, na maioria dos casos (99,9%) dos pacientes precisam fazer ama pachana, um processo através do qual o indivíduo desintoxica seu sistema. Esse processo leva somente uma semana, onde uma dieta, ervas e estilo de vida são recomendados para aquele paciente. Posteriormente as orientações são mais longas e variam em um período de 15 dias a 1 mês e podem se estender por mais 1 a 2 meses, tudo vai depender do caso.

Como eu sei que estou "intoxicado"?

Todo processo de adoecimento é derivado de um processo de desequilíbrio, onde formamos ama (toxinas) que são a causa principal da maioria das doenças.

Quais são os sintomas de ama?

Srotorodha - Obstrução dos canais e passagens do corpo (Ex: obstrução nasal, constipação, etc...)
Balabhramsha - perda de força (cansaço),
Gaurava - sensação de peso do corpo,
Anila Moodata - inatividade de Anila-vata (perda de algum tipo de movimento ou transporte do corpo) ,
Alasya - preguiça, letargia,
Apakti - perda do poder digestivo (desconfortos digestivos ou/perda do apetite,
Nishteeva – Aumento da expectoração/salivação,
Malasanga - acúmulo de resíduos (fezes, urina),
Aruchi - anorexia (perda do paladar),
Klama – exaustão (mesmo sem nenhum esforço)

Preciso ter todos esses sintomas?

Não, se você tem alguns deles então, provavelmente você tem ama no sistema.

Preciso estar doente para procurar o Ayurveda?

Não, de forma alguma. O Ayurveda tem diversas abordagens de saúde que incluem: 

1) Prevenção de doenças e manutenção da saúde;

2) Tratamento de doenças;

3) Terapias de rejuvenescimento e tonificação;

4) Terapias de auto-conhecimento.

O que é considerado um indivíduo saudável?

É aquele que tem: corpo, mente e alma funcionando perfeitamente, feliz e realizado!

O Ayurveda é para todos?

Sim todo indivíduo pode se tratar com o ayurveda, independente que quaisquer distinções.

Afinal oque são os Doshas?

Doshas são as energias que controlam todas as atividades do corpo, nenhuma doença é causada sem o desequilíbrio dessas funções.

1) Vata controla todas as atividades e movimentos do corpo (Ex: respiração, circulação sanguínea, entrada e saída do alimento, a fala).

2) Pitta controla todo metabolismo do corpo (Ex: transformação do alimento em tecidos, a transformação daquilo que é percebido pelos sentidos em conhecimento).

3) Kapha é responsável pela formação dos tecidos e lubrificação do corpo. (Ex: formação do plasma, músculos, gordura, etc.)

Existem também os Doshas da mente: Sattva, Rajas e Tamas.

Todo mundo material é sujeito as diferentes manifestações dessas  3 energias.

Sattva é tudo aquilo que promove equilíbrio para a vida, por exemplo seguir os códigos de conduta e práticas de saúde descritas pelo Ayurveda.

Rajas é toda inclinação da vida quando impulsionada pelas paixões e conquistas. Ex: uma pessoa ambiciosa que vive em função de novas conquistas, sejam financeiras, amorosas, etc...

Tamas é a energia que leva o indivíduo a um estado de inércia, ignorância. Uma pessoa que come muito, bebe muito, dorme muito.

“Quando rajas e tamas envolvem o Ser, a memoria falha, a razão se extingue, a pessoa se comporta de forma imprudente,

e todos os doshas (do corpo) são desequilibrados causado distúrbios.

O equilíbrio dos doshas da mente e da corpo

derivam da observação de uma conduta de vida sattvica." (Charak Samhita)